Sala de Monitoria do DAS/CTC

12/05/2022 10:58

No dia 4 de maio de 2022 o Departamento de Automação e Sistemas (DAS) ativou a “Sala de Monitoria do DAS/CTC”, um esforço conjunto da chefia do DAS, da coordenação do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) e do corpo docente e técnico do DAS. A sala fica no segundo pavimento (1º andar) da edificação do Hall do CTC, mesmo andar da secretaria do DAS e ECA. Subindo a escada, é a sala à direita, ao lado do bebedouro.

De acordo com o Prof. Rodrigo Carlson, chefe do DAS, “o departamento dispõe semestralmente de cerca de seis monitores que atendem alunos de sete a oito disciplinas específicas do curso de automação. Parece pouco, mas isso significa que cerca de metade dos quase 500 alunos do curso têm a cada semestre a possibilidade de atendimento por um monitor. Um espaço exclusivo para a realização destas atividades é necessário uma vez que os monitores têm papel fundamental no auxílio ao aprendizado dos colegas de curso e no apoio aos professores de suas disciplinas para a manutenção da qualidade da formação dos nossos alunos.”

O aluno Thomás Schmidt que inicia seu segundo semestre como monitor da disciplina de Fundamentos da Estrutura da Informação e iniciou as atividades de monitoria deste semestre no Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação (LTIC) recebeu bem a mudança: “Muito bom ter um ambiente só para a monitoria, ideal para quem quer aprender e estudar.”

Até antes da pandemia os atendimentos eram realizados de forma dispersa no LTIC, no Laboratório de Instrumentação (LIN) e no Laboratório de Projetos (LPR), nem sempre no espaço mais adequado, e tendo que se ajustar aos horários das atividades de ensino e pesquisa desses laboratórios. A volta ao ensino presencial exigia uma mudança.

De fato, o Prof. Rodolfo Flesch, que atua como supervisor de monitores e monitoras da disciplina de Instrumentação em Controle há vários anos, ressalta que “a sala de monitoria é uma demanda antiga do DAS” e complementa: “acredito que ela será muito importante para podermos oferecer atendimentos de qualidade aos alunos de disciplinas do nosso departamento. Sem um espaço formalmente alocado, os atendimentos ocorriam em locais improvisados e sem a infraestrutura necessária. Agora, devemos ter um aproveitamento melhor do trabalho dos monitores, que não terão seu trabalho limitado por falta de infraestrutura. Além disso, o fato de os atendimentos ocorrerem em um ambiente mais aconchegante deve aumentar a procura.”

O espaço ainda deve passar por algumas melhorias. Na próxima semana será instalado um quadro branco na sala do fundo que facilitará o atendimento de múltiplos alunos por um mesmo monitor. O departamento está aberto a sugestões dos usuários.

O Prof. Hector Silveira, coordenador do cursou de graduação, saudou a ativação da sala de monitoria: “A sala de monitoria era bastante aguardada pelos/as estudantes, monitores/as e docentes do Curso. Agora temos um ambiente agradável que centraliza os atendimentos de monitoria, aprimorando, assim, o apoio dos/as monitores/as a estudantes, a troca entre monitores/as e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem do Curso.”

A contratação de monitores e monitoras segue normativa da UFSC e está vinculada ao programa de monitoria da Universidade (https://monitoria.ufsc.br/), que oferece ao DAS atualmente seis bolsas por semestre. Porém, é possível atuar como voluntário ou voluntária. Inclusive essa atuação pode ser usada para validação curricular de atividades complementares.