Atenção Psicossocial

Espaço de Acolhimento a Estudantes na Direção do CTC

A direção do CTC criou um grupo de acolhimento no CTC para apoio a estudantes ingressantes e veteranos/as, de graduação e de pós-graduação, visando criar um canal de apoio junto à Direção do Centro para apoiar as coordenadorias e os/as estudantes. No momento, o grupo é composto por:

  • Luciana Ramos, técnica em assuntos educacionais ()
  • Patrícia Pinheiro, assistente em administração ( )
  • Sérgio Peters, docente e Vice-Diretor do CTC ()

Estamos atendendo dúvidas e demandas pelos emails acima ou via a seguinte sala virtual:

Horário de atendimento: segundas-feiras das 16hs às 17hs (ajustáveis conforme demanda)
Sala: https://meet.jit.si/Sala_Acolhimento_CTC

Informações sobre TI podem ser feitos via email  (conforme necessidade deixe seu telefone que entraremos em contato).

AcolheUFSC

Oferece atenção psicossocial à toda comunidade acadêmica, além de serviços e atividades de acompanhamento pedagógico, rodas de conversas temáticas, rede de atenção psicossocial municipais, serviço social de assistência estudantil e materiais de apoio.

Site: https://acolheufsc.ufsc.br

Contato:

Setor de Psicologia Educacional

Oferece atendimento individual de acolhimento e orientação em relação à vida universitária e acadêmica.

Contato:

Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE)

Atende ao princípio da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, mediante a equiparação de oportunidades, visando à autonomia pessoal e acesso ao conhecimento.

Site: https://cae.ufsc.br

Contato:

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Ponta do Coral)

Oferece diversos tipos de atividades terapêuticas, como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

Público-alvo: comunidade de Florianópolis

Forma de acesso: encaminhamento pelo SUS

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h às 18h

Contato: 3228-5074 / 3228-9090

Hospital Universitário (HU-UFSC) Emergência Adulto Atividade

Atendimento de situações de urgência e emergência em saúde mental (ideação suicida, tentativas de suicídio e intoxicação exógena) e situações de violências.

Público-alvo: pessoas a partir de 15 anos de idade (comunidade em geral)

Forma de acesso: atendimento porta aberta a qualquer hora do dia

Horário de funcionamento: todos os dias da semana, 24 horas

Contato: (48) 3721 9140

Site: http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufsc

Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI)

Acolhimento psicológico individual.

Público-alvo: comunidade universitária (servidores e estudantes) e comunidade externa

Forma de acesso: atendimento por demanda espontânea, condicionado à disponibilidade de plantonista no dia. Preenchimento dos horários por ordem de chegada ao serviço.

Horário de funcionamento: atividade presencial suspensa durante a pandemia. No momento, apenas online. Agendamentos por e-mail:

Site: http://sapsi.paginas.ufsc.br

Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos no Luto (LAPPSILU)

Oferece acolhimento e apoio para pessoas que enfrentam situações relacionadas à morte.

Público-alvo: comunidade universitária (servidores e estudantes) e comunidade externa

Contato:

Instagram: https://www.instagram.com/lappsilu_ufsc