O que é um PFC?

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OS “PROJETOS DE FIM DE CURSO” (PFC)

Do CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UFSC

Prezado(a) Sr(a).,

O Projeto de Fim de Curso (PFC) é uma atividade obrigatória que um aluno necessita fazer ao longo da graduação para integralizar seu currículo formal do curso de Engenharia de Controle e Automação. Trata-se de um curso de 5 anos, curricularmente preparado para ser executado ao longo de 10 semestres.

Um PFC é equivalente, do ponto de vista de terminologia, ao que muito comumente se denomina em outros cursos como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

O PFC está vinculado a uma disciplina regular do curso, usualmente feita por alunos que concluíram o 9º. semestre, após terem cursado todas as demais disciplinas do curso.

Essencialmente, um PFC tem por objetivo sedimentar no aluno os conhecimentos auferidos no curso assim como desenvolver sua capacitação e autoconfiança na geração de soluções através da execução de um projeto prático a nível laboratorial ou industrial.

Um PFC tem uma carga mínima de 450 horas, devendo ser realizado em tempo integral dentro de um semestre letivo. Em casos excepcionais e a serem previamente avalizados pela Coordenadoria do Curso, um aluno pode estar matriculado em até duas outras disciplinas do curso e assim fazer o PFC em paralelo a elas. Neste caso, porém, o PFC deverá ser realizado numa localidade que permita ao aluno frequentar as disciplinas e realizar todas as devidas avaliações.

O tipo de tarefas a serem desenvolvidas em um PFC deve ser obrigatoriamente relacionado com a natureza do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC, dentro das suas grandes áreas de atuação, a saber: controle e instrumentação, informática industrial geral e automação de processos de manufatura, produtivos e equipamentos industriais, fazendo uso, por exemplo, de técnicas de análise, simulação, projeto, fabricação, controle de qualidade, preferencialmente quando assistidos por computador.

Um PFC deve ser visto como um projeto “completo”, e não como um apanhado de atividades isoladas, desvinculadas uma das outras, como por vezes ocorre com um estágio convencional. Por “completo” entenda-se algo que tenha “início, meio e fim”, mesmo que não muito grande, podendo ter um escopo bem específico ou mesmo algo mais amplo. Ainda, pode ser algo que o aluno possa desenvolver sozinho ou não, dependendo da complexidade do projeto e das decisões da empresa/instituição.

Com isso, o aluno terá condições de escrever uma monografia, compatível com o nível de qualidade tecnológico e científico requeridos para um PFC na UFSC. Na monografia o aluno deverá descrever os métodos e técnicas que utilizou ao longo do seu projeto bem como os resultados de melhoria obtidos. E é justamente neste sentido que existe a figura do orientador do aluno no curso, cuja função básica é instruir e ajudar o aluno em relação ao enquadramento do PFC às restrições e nível de qualidade requeridos, compatibilizando-o igualmente aos objetivos da empresa/instituição.

Ao final, o aluno precisará defender o PFC perante uma banca do curso, condição básica para se formar. Além disso, ao final da atividade, o supervisor do aluno na empresa/instituição deverá preencher um formulário de avaliação do aluno, atribuindo uma nota. Também deverá redigir uma carta objetiva, de avaliação geral do aluno, do trabalho realizado, e dos benefícios do projeto e do trabalho do aluno para a empresa.

Nos casos que envolverem questões de sigilo de conteúdo na monografia, há que previamente se acordar entre os dois orientadores (da empresa e do Curso), por um lado garantindo e protegendo a empresa de divulgação de informação sensível, mas por outro lado possibilitando que a monografia e o trabalho do aluno possam ser analisados e avaliados por uma banca na UFSC.

Todos esses aspectos são requeridos para os casos de alunos que eventualmente já sejam empregados formais de uma empresa / instituição.

Aproveito para desde já muito agradecer essa valiosa oportunidade que vossa instituição propicia aos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC, e nos colocar a disposição de V. Sas. para quaisquer maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Prof. Felipe Gomes de Oliveira Cabral, Dr.

Coordenador de Estágios

Fone: (+48) 3721-7610