Estágio Obrigatório no Exterior
A atividade de estágio obrigatório é a mesma, seja o estágio feito no Brasil ou no exterior. A mudança existe apenas em relação à documentação exigida para comprovar o vínculo de estagiário. Assim sendo, apenas a seção 1, Antes, é modificada para os casos de estágio no exterior.
Introdução
O Estágio Obrigatório está vinculado à disciplina DAS5501 do curso (Estágio em Controle e Automação), tendo como fase sugerida a 8ª do curso, e tem como pré-requisito 1500 horas-aula aprovadas em disciplinas. Nesta página organizamos as principais informações sobre o tema, divididos inicialmente em 3 grandes etapas:
- Antes
- Durante
- Depois
Cada etapa tem determinados pré-requisitos para começar e atividades obrigatórias que precisam ser completadas para que o aluno possa passar para a próxima etapa até estar apto a finalizar a disciplina de estágio obrigatório (DAS5501). A disciplina de estágio obrigatório (DAS5501) é pré-requisito para o Projeto de Fim de Curso (PFC, disciplina DAS5511). A seguir, cada fase é apresentada em detalhes.
1. Antes
Antes de começar o estágio obrigatório, o aluno deve cumprir os seguintes passos:
- Ter 1500 horas/aula aprovadas (pré-requisito para inscrição na disciplina DAS5501).
- Realizar matrícula na disciplina DAS5501 (via secretaria do curso, caso seja fora do prazo de matrícula).
- Preencher e assinar o Termo de Convênio Simplificado (TCS) – disponível em https://dip.ufsc.br/formularios/ na seção Termos de Convênio em Idiomas Estrangeiros – Estudantes da UFSC em estágio no exterior
- O estudante deve recolher primeiro as assinaturas manuais das pessoas que não têm vínculo com a UFSC (caso não tenham um serviço de assinatura digital com verificação). As demais assinaturas devem ser todas feitas utilizando-se o serviço assina.ufsc.br.
- Note que na mesma página do DIP há orientações acerca do preenchimento e envio da documentação para registro no sistema.
- Note também que a disciplina de estágio obrigatório (DAS5501) deve ser incluída no preenchimento do TCS.
- Enviar o TCS preenchido e assinado para a coordenação de estágios () para assinatura junto com uma cópia da apólice de seguro.
- Após a assinatura do coordenador de estágios, o TCS é encaminhado para a secretaria do curso, com cópia para o aluno, para matrícula na disciplina ZZD0047 (Estágios internacionais).
- Após a matrícula ser efetivada, o aluno envia um email para com cópia para com a seguinte documentação (em pdf):
- TCS preenchido e assinado.
- Apólice de seguro.
- Comprovante de matrícula comprovando que o estudante está matriculado nas disciplinas ZZD0047 e DAS5501.
- Enviar no moodle da disciplina o TCS preenchido e assinado por todas as partes, incluindo da pró-reitoria de graduação, após a resposta do DIP.
Observação
Caso o aluno seja contratado entre a metade do período letivo vigente e o início do próximo, o aluno deve realizar a inscrição na disciplina DAS5501 no próximo período. Caso contrário, deve se inscrever na disciplina no período vigente (caso o prazo de inscrição e ajuste de matrícula já tenha terminado, o aluno deve pedir inscrição na disciplina à secretaria do curso pelo email ).
É possível realizar estágios do tipo obrigatório com carga horária superior a 30 horas semanais (limitado a 40 horas semanais). Nesse caso, o aluno não poderá se matricular em outras disciplinas com exceção da DAS5501 (ou da DAS5511 no caso de PFC).
Cumprida essa etapa, o estágio passa para a situação regular perante o curso e o processo evolui para a a etapa Durante, descrita a seguir.
2. Durante
Uma vez iniciado o estágio, o aluno deve preencher os seguintes requisitos:
- Realizar no mínimo 240 horas de atividades;
- Escrever o relatório final de estágio para ser avaliado (orientações e modelo disponíveis no moodle da disciplina);
- Avaliação do supervisor da empresa (conforme formulário disponível no moodle da disciplina).
3. Depois
Finalizado o estágio, o aluno deve seguir os seguintes procedimentos para conclusão da disciplina para receber a nota final:
- Entrega do relatório de estágio via atividade do Moodle com duas semanas antes do fim do período (consultar plano de ensino no moodle);
- Entrega do relatório final (após modificações sugeridas pelo avaliador) até as 12h do último dia útil letivo via atividade do Moodle, junto com termo para permissão de divulgação do relatório (se for o caso).