Módulos de Formação

Nosso curso oferece, desde o semestre 2019-1, módulos de formação. Estes são estruturas curriculares voláteis e não obrigatórias, as quais conferem aos estudantes uma formação em temáticas consideradas relevantes e atuais. Cada módulo é constituído por no mínimo doze (12) créditos em disciplinas optativas profissionalizantes do curso, previamente definidas no escopo de cada módulo, e por uma atividade prática na temática do módulo. Tal atividade pode ser um estágio (obrigatório ou não) ou uma monografia orientada. O objetivo com esta iniciativa é reconhecer e registrar qualificações específicas do Engenheiro de Controle e Automação formado pelo nosso curso. Os módulos disponíveis são:

Nome Responsável Descrição Atualizado em
Otimização de Sistemas prof. Eduardo Camponogara

prof. Rodrigo C. Carlson

Neste link 06/03/2024
Sistemas Ciberfísicos prof. Ubirajara F. Moreno Neste link 04/12/2019
Instrumentação em Saúde prof. Felipe G. de Oliveira Cabral Neste link 03/12/2019
Saúde Digital prof. Felipe G. de Oliveira Cabral Neste link 03/12/2019

Como se dá a operacionalização dos módulos?

Cada módulo tem um professor responsável. Cabe ao mesmo aferir se o estudante cursou as disciplinas do módulo e se a atividade prática realizada corresponde à temática do módulo. Tal responsável deverá aconselhar os acadêmicos na busca por estágios e por orientação. Uma vez devidamente atestado o cumprimento dos requisitos do módulo, a Coordenadoria do Curso irá emitir um Certificado de Conclusão de Módulo ao estudante. Sugere-se que os estudantes interessados em determinado módulo entrem em contato com o professor responsável para sanar dúvidas e buscar orientações antes de dar início às disciplinas e atividades práticas do módulo.

Qual a diferença entre Linhas de Especialização e Módulos de Formação?

As linhas de especialização são apenas uma categorização (agrupamento) das optativas profissionalizantes do curso, tanto da graduação quanto da pós-graduação: não há requisitos em termos de número de créditos a serem cumpridos em nenhuma das linhas e não há certificação. Já os módulos de formação possuem requisitos específicos a serem atendidos para se obter a certificação correspondente.