Estágio Obrigatório no Brasil

Introdução

O Estágio Obrigatório está vinculado à disciplina DAS5501 do curso (Estágio em Controle e Automação), tendo como fase sugerida a 8ª do curso, e tem como pré-requisito 1500 horas-aula aprovadas em disciplinas. Nesta página organizamos as principais informações sobre o tema, divididos inicialmente em 3 grandes etapas:

  1. Antes
  2. Durante
  3. Depois

Cada etapa tem determinados pré-requisitos para começar e atividades obrigatórias que precisam ser completadas para que o aluno possa passar para a próxima etapa até estar apto a finalizar a disciplina de estágio obrigatório (DAS5501). A disciplina de estágio obrigatório (DAS5501) é pré-requisito para o Projeto de Fim de Curso (PFC, disciplina DAS5511). A seguir, cada fase é apresentada em detalhes.

1. Antes

Antes de começar o estágio obrigatório, o aluno deve cumprir os seguintes passos:

  1. Ter 1500 horas/aula aprovadas (pré-requisito para inscrição na disciplina DAS5501);
  2. Ao ser contratado, registrar o vínculo de estágio por meio de um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) no SIARE (siare.ufsc.br) com, no máximo, 30 dias de retroatividade, como sendo estágio do tipo obrigatório e associado à disciplina DAS5501 (ver FAQ no final da página para instruções sobre preenchimento de TCE no SIARE). Todas as assinaturas podem ser digitais (assina.ufsc.br);
  3. Realizar matrícula na disciplina DAS5501 (via secretaria do curso, caso seja fora do prazo de matrícula) e, uma vez matriculado, enviar no moodle da disciplina o TCE preenchido e assinado na atividade correspondente.

Observação

A matrícula na disciplina DAS5501 deve ser feita após o aluno ter o TCE (ou documento correspondente, ver FAQ no final da página). Caso o aluno seja contratato entre a metade do período letivo vigente e o início do próximo, o aluno deve realizar a inscrição na disciplina no próximo período. Caso contrário, deve se inscrever na disciplina no período vigente (caso o prazo de inscrição e ajuste de matrícula já tenha terminado, o aluno deve pedir inscrição na disciplina à secretaria do curso pelo email ).


Cumprida essa etapa, o estágio passa para a situação regular perante o curso e o processo evolui para a a etapa Durante, descrita a seguir.

 

2. Durante

Uma vez iniciado o estágio, o aluno deve preencher os seguintes requisitos:

  1. Realizar no mínimo 240 horas de atividades;
  2. Escrever o relatório final de estágio para ser avaliado (orientações e modelo disponíveis no moodle da disciplina);
  3. Avaliação do supervisor da empresa (conforme formulário disponível no moodle da disciplina).

 

3. Depois

Finalizado o estágio, o aluno deve seguir os seguintes procedimentos para conclusão da disciplina para receber a nota final:

  1. Entrega do relatório de estágio via atividade do Moodle com duas semanas antes do fim do período (consultar plano de ensino no moodle);
  2. Entrega do relatório final (após modificações sugeridas pelo avaliador) até as 12h do último dia útil letivo via atividade do Moodle, junto com termo para permissão de divulgação do relatório (se for o caso).

 

Dúvidas frequentes (FAQ)

Endereço para envio de TCE e documentos

 

Para: prof. Felipe Gomes de Oliveira Cabral

UFSC / CTC / DAS

Coordenadoria de Estágios do DAS

Florianópolis – SC

Caixa Postal: 476

CEP: 88040-900

Telefone: (+55 48) 3721-7610

Email: