Laboratórios

Os laborátorios utilizados nas disciplinas do Curso estão apresentados na tabela a seguir.

Nome

Local

Breve Descrição

LPR – Laboratório de Projetos

DAS/CTC

Projeto e desenvolvimento de protótipos. Com uma área de 40 m², possui 8 computadores, diversos Kits LEGO, vários robôs móveis, fontes de tensão, arduinos e componentes eletrônicos, além de outros sistemas automatizados em escala projetados no DAS. É utilizado para ensino, pesquisa e extensão em projetos de sistemas automatizados.

Utilizado na disciplina DASxxxx-Introdução à Engenharia de Controle e Automação.

LMM – Laboratório de Montagem Mecatrônica

DAS/CTC

Ocupa uma área de 40 m², sendo utilizado para montagens eletroeletrônicas e mecânicas de sistemas automatizados. Oferece suporte às atividades de diversos outros laboratórios do DAS. Infraestrutura com 8 estações de trabalho, máquinas de corte, osciloscópios digitais, fontes, equipamentos, ferramentas, impressoras 3D, fresadora 3D que confecciona também placas de circuito impresso (PCBs), componentes eletrônicos, kits arduino, computadores, etc.

Utilizado pelos/as estudantes nos diversos projetos práticos das disciplinas do Curso, assim como em pesquisa e extensão.

LIICT – Laboratório Integrado de Informática do Centro Tecnológico

(https://liict.ufsc.br)

CTC

Laboratório de Informática constituído por 9 salas com 20 computadores em média em cada.

Utilizado em disciplinas de desenho técnico, informática, programação, redes de computadores, microcontroladores, sistemas automatizados, etc.

LABSDG – Laboratório de Sistemas Digitais e Microprocessadores

EEL/CTC

Circuitos Digitais. Com uma área de 49 m², possui 15 computadores e diversos kits de desenvolvimento (Altera/Intel) e de programação em ARM.

Utilizado na disciplina EEL5105-Circuitos e Técnicas Digitais

Laboratório de Física Experimental I

CFM (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas)

Física Experimental.

Utilizado na disciplina FSC5122-Física Experimental 1.

LAI – Laboratório de Automação e Informática Industrial

DAS/CTC

Automação Industrial. Possui uma área de 60 m² e inclui diversas unidades automatizadas, 4 robôs manipuladores, 3 linhas de montagem em escala, 14 computadores tipo PC e 4 CLPs, além de um sistema modular de 7 estações da FESTO e respectivos controladores lógicos programáveis (CLPs) da Siemens.

Utilizado nas disciplinas DAS5307-Sistemas de Automação Discreta e DAS5203-Modelagem e Controle de Sistemas a Eventos Discretos

LCA Ensino – Laboratório de Ensino de Controle e Automação

DAS/CTC

Controle de Processos e Automação Industrial. Com uma área de 40 m², possui diversos processos em escala de laboratório de diferentes tipos (controle de temperatura, velocidade e posição, luminosidade, fluxo, ph, nível, pressão, um mini-poço de petróleo, etc.). Tem 6 bancadas de ensino compostas por: computador, processos em escala de laboratório,  softwares de supervisão e CLPs, (doados pela empresa WEG). É utilizado principalmente para ensino de técnicas de controle de processos para a graduação e pós-graduação.

Utilizado nas disciplinas DAS5210-Introdução ao Controle de Processos, DAS5120-Sistemas de Controle, DAS5142-Sistemas Dinâmicos e DAS5131-Controle Multivariável (optativa profissionalizante)

LIN – Laboratório de Instrumentação

DAS/CTC

Instrumentação e Processos Industriais. Possui uma área de 67 m² e inclui uma planta em escala adquirida da empresa SMAR para controle de vazão, pressão, temperatura e outras grandezas, utilizando sensores e atuadores inteligentes integrados por uma rede industrial Foundation Fieldbus. Tem 6 bancadas de ensino compostas por computador, fontes, placa de aquisição de sinais, gerador de função e osciloscópio digital. É utilizado tanto para ensino e extensão quanto para pesquisa em instrumentação e redes industriais.

Utilizado nas disciplinas DAS5109-Modelagem e Simulação de Processos (aborda conteúdos de Química), DAS5151-Instrumentação em Controle e DAS5104-Projeto Integrador do Curso.

LABEX – Laboratório de Experimentos em Eletrônica

EEL/CTC

Eletrônica. Com uma área de 100 m², possui 12 bancadas de ensino de eletrônica compostas de fontes, gerador de sinais, osciloscópio digital, circuitos integrados, multímetro digital, ferro de solda, etc.

Utilizado na disciplina EEL7550-Eletrônica Aplicada.

LABMAQ – Laboratório de Máquinas e Acionamentos Elétricos

EEL/CTC

Máquinas Elétricas. Com uma área de 72 72 m², tem diversas bancadas de ensino: 3 de máquinas elétricas (indução, síncrona e corrente contínua), 3 de transformadores trifásicos, 1 de testes de máquinas (WEG), 1 sistema de partida de motores (soft starter – WEG) e 1 de controle de velocidade de motores-inversor de frequência (WEG).

Utilizado na disciplina EEL5354-Eletrotécnica para Automação.

LASHIP – Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

EMC/CTC

Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas. Com uma área de 72 m², possui 3 bancadas para o ensino de hidráulica e 5 para o ensino de pneumática (Schrader, Festo, etc).

Utilizado na disciplina EMC5467-Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos para Automação

LABSOLDA – Instituto de Soldagem e Mecatrônica

EMC/CTC

Soldagem. Com uma área de 140 m², tem células robotizadas e automatizadas, e um mostruário de aplicações industriais de soldagem automatizada.

Utilizado na disciplina EMC5227-Automação de Processos de Soldagem (optativa profissionalizante).

LABMETRO – Laboratório de Metrologia e Automatização

Fundação CERTI/LABMETRO

Metrologia. Conta com recursos de aquisição de sinais e transdutores para diferentes grandezas (massa, força, pressão, temperatura, vazão, deformação, tensão elétrica, corrente elétrica, aceleração, entre outras). Além disso, o laboratório conta com equipamentos avançados de pesquisa que são empregados em aulas demonstrativas da graduação, tais como sistemas ópticos de medição, mesas de medir por coordenadas e um tomógrafo industrial.

Utilizado na disciplina EMC5235-Metrologia Industrial.

IEB – Instituto de Engenharia Biomédica

IEB/UFSC

Engenharia Biomédica.

Utilizado na disciplina EEL7885-Fundamentos de Engenharia Biomédica (optativa profissionalizante)

LABCONF – Laboratório de Conformação Mecânica

EMC/CTC

Mecânica.

Utilizado na disciplina EMC5258-Introdução à Automação da Manufatura.

LTIC – Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação

DAS/CTC

Com uma área de 290 m², abriga diversos projetos na área de Tecnologia da Informação (software e middleware), incluindo pesquisas nas áreas de sistemas de visão por computador e sistemas de controle de tráfego, com equipamentos (hardware) específicos. Acomoda também parte do projeto de formação de recursos humanos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) na área de Petróleo e Gás. O laboratório serve ainda para uso geral de pesquisadores de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).
LR – Laboratório de Robótica Raul Guenther

DAS/CTC

Com uma área de 50 m², desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área geral da robótica (principalmente em robótica móvel, inclusive futebol de robôs, em termos de teorias de controle e softwares associados). Este laboratório trabalha de forma complementar ao existente no departamento de Engenharia Mecânica, cuja ênfase é o projeto e construção de robôs.
LCA Pesquisa – Laboratório de Pesquisa de Controle e Automação

DAS/CTC

Com uma área de 50 m², concentra as linhas de pesquisa envolvendo hardware e dispositivos eletromecânicos em geral. Congrega as pesquisas envolvendo controle e automação em diferentes aplicações, incluindo a área de Petróleo e Gás (separação de óleo e gás, medição de vazão multifásica).

Abriga a Robota, Equipe de Competição em Robótica.

LEEM – Laboratório Experimental de Escoamento Multifásico

DAS/CTC

Desenvolve pesquisas que focam no desenvolvimento de instrumentação e sistemas de controle para processos que envolvam escoamento multifásico.
UFSCKite – Laboratório UFSCKite

DAS/CTC

Desenvolve pesquisa e extensão relacionadas à tecnologia em energia eólica.
Salas de Monitoria

UFSC

Há diversas disciplinas do Curso com atendimento de monitoria. As salas de monitoria se encontram nas dependências dos seguintes departamentos: Física, Matemática, Automação e Sistemas, Engenharia Elétrica,  Engenharia Mecânica, etc.