Reportagem sobre Hidrogênio Verde com Professores e Alunos do Curso

21/10/2025 13:15

Foi publicada no jornal NDmais, em 20/10/2025, a reportagem “Celesc aposta em hidrogênio verde e cria modelo inédito de energia limpa no Brasil“, na qual o prof. Julio E. Normey-Rico, docente do Curso e coordenador do Laboratório Multiusuário de Hidrogênio Verde da UFSC, explica o que é uma microrrede de energia elétrica: “A microrrede é um conjunto de sistemas de geração, armazenamento e consumo de energia. Chamamos assim porque é uma rede de pequena escala, local, diferente das redes elétricas convencionais – como a da Celesc, que está conectada a todo o sistema nacional”. O laboratório é ligado ao INCT-CAPE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Controle e Automação de Processos de Energia) e faz parte do Programa de Formação de Engenheiros em Automação, Controle e Instrumentação para Transformação Digital e Transição Energética, financiado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

Também incluído na reportagem está este vídeo, no qual o prof. Marcelo M. Morato, juntamente com os alunos Johannes D. Fischer e Samira L. da Silva, explicam, utilizando pequenos equipamentos demonstrativos voltados para o ensino, como o hidrogênio pode ser gerado a partir de painéis fotovoltaicos (energia solar) e de aerogeradores (energia eólica) nos momentos em que há excesso de geração, para ser consumido posteriormente, quando a geração é nula ou insuficiente. Ou seja, o hidrogênio – que é “verde” por ser produzido a partir de fontes que preservam o meio ambiente – serve para o armazenamento de energia, como uma alternativa ao uso de baterias, contribuindo para mitigar o problema da intermitência das fontes renováveis.

Integrantes do Laboratório Multiusuário do INCT-CAPE: da esquerda para direita, prof. Marcelo Morato, mestrando Vinícius Sanches, e graduandos Samira da Silva e Johannes Fischer.

Parabéns aos nossos professores e alunos envolvidos nas pesquisas em hidrogênio verde, motivo de orgulho e incentivo para toda a comunidade do curso de Engenharia de Controle e Automação do CTC/UFSC.