Ensino Remoto

Devido à pandemia de Covid-19, os/as acadêmicos/as do nosso curso devem estar atentos/as às seguintes especificidades do ensino remoto na UFSC:

1. Cancelamento de disciplinas: todo estudante, incluindo calouros/as da primeira fase, poderá cancelar a matrícula de quaisquer disciplinas (de uma ou várias disciplinas) que esteja matriculado atualmente até o último dia do semestre letivo. A solicitação de cancelamento de disciplinas deverá ser feita somente via email à Secretaria do Curso.

2. Trancamento de matrícula: todo estudante, incluindo calouros/as da primeira fase, poderá trancar a matrícula do curso até o último dia do semestre letivo. Ressalta-se que, conforme o Art. 16, § 2º, da Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn, caso o/a estudante opte por trancar sua matrícula, esse trancamento não será computado no limite máximo de 4 (quatro) semestres previstos pela Resolução Normativa 017/CUn/97. A solicitação de trancamento de matrícula deverá ser feita somente via email à Secretaria do Curso.

3. Manutenção de vínculo com a UFSC: os/as estudantes que desejarem manter o vínculo com a UFSC, mas não tiverem condições de continuar cursando as disciplinas em que estão atualmente matriculados por qualquer motivo, poderão se matricular na disciplina ZZD2020, a qual não exige pré-requisitos nem contará em número de créditos. A disciplina ZZD2020 substitui a disciplina GRA0001 mencionada no Art. 16, § 4º, da Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn. A matrícula na disciplina ZZD2020 será realizada automaticamente pelo CAGR para aqueles/as estudantes que não tiverem trancado a matrícula e que não estejam matriculados em nenhuma disciplina após o período de ajuste excepcional (primeira semana de aula). O estudante que não queira ou não consiga cursar nenhuma disciplina de modo remoto, poderá manter vínculo institucional com a UFSC através da disciplina ZZD2020, para poder, por exemplo, realizar um estágio. Ressalta-se que isto não é possível se a matrícula for trancada, pois se perde o vínculo com a UFSC.

4. Carga horária mínima semestral: durante o Calendário Suplementar Excepcional, todo/a estudante está dispensado/a da realização de carga horária total mínima semestral do curso, sem nenhum prejuízo (14 créditos para o nosso curso). Os estudantes não poderão ser prejudicados nos editais e no recebimento de bolsas e auxílios oferecidos pela UFSC em função do uso da carga horária mínima, desde que a carga horária igual ou maior que a mínima requerida no edital de matrícula tenha sido respeitada, conforme o Art. 17 da Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn.

5. Prazo máximo de integralização curricular: enquanto o Calendário Suplementar Excepcional estiver em vigor devido à da pandemia, os semestres letivos cursados não serão considerados no cômputo do prazo máximo de integralização curricular (18 semestres para o nosso curso), conforme o Art. 16, § 3º, da Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn.

6. Cômputo do IAA (Indíce de Aproveitamento Acumulado): A Resolução Normativa Nº 147/2020/CUn determina que:

Art. 1º O art. 31 da Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn passa a vigorar com a seguinte alteração:

Art. 31. Excepcionalmente durante o Calendário Suplementar Excepcional, serão consideradas, para fins de apuração do Índice de Aproveitamento Escolar, apenas as disciplinas aprovadas.

§ 1º Para fins de apuração do IAA (Índice de Aproveitamento Acumulado), somente serão computadas as disciplinas nas quais o aluno foi aprovado, de modo que o IAP (Índice de Aproveitamento Semestral das Disciplinas Aprovadas) substituirá o IA (Índice de Aproveitamento Semestral) no cálculo do IAA.

§ 2º Quando o IAP do semestre for inferior ao IAA até o momento, o desempenho no semestre não deverá ser considerado, e o IAA deve permanecer inalterado. (NR)

Ressalta-se que disciplinas validadas serão consideradas normalmente no IAA.

7. Intercâmbio: O período de intercâmbio de graduação poderá ser ampliado de 2 (dois)  para 4 (quatro) semestres, desde que o plano de atividades seja reapresentado à Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e ao Coordenador do Curso, conforme o Art. 16, § 6º, da Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn. Além disso, a Resolução Normativa No. 74/2020/CGRAD estabelece que:

Art. 1º Autorizar, excepcionalmente, a matrícula nos semestres letivos de 2020.1
e 2020.2 dos estudantes de graduação da UFSC que realizaram e concluíram intercâmbio
acadêmico em instituições estrangeiras no decorrer do ano de 2020, durante a vigência do
Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional dos Cursos de Graduação.

Art. 2º O histórico escolar demonstrará o registro do intercâmbio (Programa de
Intercâmbio) realizado pelo estudante, as disciplinas em que ele se matriculou e as disciplinas por
ele cursadas no referido semestre.

Art. 3º Estudantes que estejam realizando intercâmbio durante a vigência do
Calendário Suplementar Excepcional poderão matricular-se, simultaneamente, em disciplinas
não presenciais da UFSC, com a anuência da coordenadoria do curso.

Material de apoio aos estudantes