FAQs

1. É muito difícil passar no vestibular para Engenharia de Controle e Automação?

O curso de Engenharia de Controle e Automação historicamente nunca apresentou um índice candidato/vaga superior a 16/1, entretanto o nível dos alunos que entram para o curso é bastante elevado. Por isso é necessário muita dedicação e esforço.

2. Os alunos de controle e automação tem vida normal como os outros universitários, ou são bitolados, só estudam, não saem ou se divertem ?

Sim, levam uma vida como a de qualquer outro universitário. É um curso eclético, tem turmas que vão a todas as festas e gente mais reservada, que prefere estudar e se divertir de outra maneira.

3. O curso é muito puxado?

Exige dedicação do aluno, mas nada que fuja da dificuldade de outras engenharias. As matérias que exigem maior esforço são bem conhecidas de antemão, logo basta estudar com regularidade e manter-se organizado, que é possível obter aprovação sem muito problema.

4. Durante o curso de controle e automação, é obrigatório a realização de estágio?

Sim. Durante o curso o aluno realiza dois estágios, um na sétima fase, de 500 horas, podendo ser em laboratório de pesquisa ou empresa. E um na última fase, chamado projeto de fim de curso, realizado em período integral preferencialmente em ambiente industrial onde o aluno deve aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. O resultado do trabalho é apresentado em forma de monografia e defendido publicamente perante uma banca examinadora.

5. Durante o curso de controle e automação, os alunos participam fazendo projetos?

Sim, várias disciplinas exigem projetos como parte de avaliação do aluno. Outra forma de fazer projetos é conseguir uma bolsa de pesquisa, que além de fornecer uma ajuda de custo, dá ao aluno a oportunidade de trabalhar em um ambiente de pesquisa e aprender coisas na prática dentro da universidade ou em empresas de base tecnológica.

6. Como é o mercado de trabalho para o Engenheiro de Controle e Automação? Existe emprego garantido para quem sai da Universidade?

Não existe emprego garantido para quem sai da universidade, independente do curso. Entretanto o mercado da automação é abrangente, logo as possibilidades de emprego são grandes.

7. Qual o salário de um Engenheiro de Controle e Automação? Existem boas possibilidades de crescimento na carreira?

O salário inicial varia entre R$1000 e R$2000 . As perspectivas são muito boas quanto ao crescimento da carreira. Existem poucos profissionais nesta área do mercado de trabalho que tende a crescer.

8. O Engenheiro de Controle e Automação só trabalha em indústrias?

A indústria é uma interessante área para o engenheiro de controle e automação, pois emprega muita automação. Entretanto não é a única, pode-se trabalhar na área de pesquisa, automação comercial, automação predial, entre outras.

9. O ensino do curso acompanha as evoluções tecnológicas do mercado?

Na verdade muitos dos conceitos vistos no curso independem das tecnologias no mercado. O aluno aprende a analisar e resolver problemas com o método da engenharia. O curso dá uma visão geral de várias tecnologias, de maneira que quando o profissional entra no mercado não fica difícil de adaptar rapidamente ao que está sendo utilizado no momento.

10. O estudante sai da Universidade sabendo fazer robôs?

Isso é uma possibilidade. Mas os alunos de Engenharia de Controle e Automação saem preparados para realizar um outra tarefa, às vezes até mais difícil: empregar robôs de uma maneira eficiente e integrada a outras ferramentas da automação.

11. Eu gostaria de mais informações sobre o curso de Engenharia de Controle e Automação pois no fim do ano vou prestar vestibular e gostaria de saber se não estou fazendo a escolha errada! Onde posso conseguir?

Você pode conseguir informações em diversas fontes:

  • Diretamente na Coordenadoria do Curso, pelo telefone: (48) 3721-9934
  • Pelo E-mail do curso: ecai@das.ufsc.br
  • Entrando em contato com o Centro Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação. Home Page: http://www.das.ufsc.br/~caeca E-mail: caeca@das.ufsc.br
  • Entrando em contato com a Autojun – Empresa Júnior de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas em Controle e Automação: http://www.autojun.ufsc.brcontato@autojun.ufsc.br
  • Visitando-nos aqui na Universidade, bastando para isso agendar uma visita pelo telefone (48) 3721-9934
  • E também conversando com alunos do curso ou engenheiros já formados.