Estágio Não Obrigatório no Exterior

A realização de um estágio não-obrigatório no exterior impede o aluno de cursar disciplinas da UFSC em paralelo, o que é necessário para a manutenção da matrícula de forma ativa. Assim sendo, um estágio não-obrigatório no exterior é tratado, para efeito de matrícula na UFSC, como um intercâmbio.

Para saber mais sobre as instruções de intercâmbio, clique aqui.

Quando o intercâmbio envolve apenas o estágio, o aluno precisa ter um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) ativo que, nesse caso, é gerado pelo DIP (https://dip.ufsc.br/). Para tanto, como a empresa/entidade onde o aluno faz o estágio no exterior não é brasileira, é necessário a celebração de um Termo de Convênio Simplificado (TCS) – disponível em https://dip.ufsc.br/formularios/ (procurar por “Termos de Convênio em Idiomas Estrangeiros – Estudantes da UFSC em estágio no exterior”) – que precisa ser preenchido e assinado.

Como proceder:

  1. Preencher o formulário de intercâmbio, assinar e enviar para a coordenação de estágios e intercâmbios do curso por email ().
  2. Preencher o TCS, disponível em https://dip.ufsc.br/formularios/ (procurar por “Termos de Convênio em Idiomas Estrangeiros – Estudantes da UFSC em estágio no exterior”). Na parte “MODALIDADE”, escolher Estágio Não Obrigatório e preencher uma das disciplinas de intercâmbio (Intercâmbio I – DAS5931 ou Intercâmbio II – DAS5932), de acordo com seu caso.
  3. Coletar as assinaturas do TCS e enviar o TCS preenchido com todas as assinaturas para a Coordenação de Estágios e Intercâmbios do curso por email (). Importante: as assinaturas podem ser feitas de maneira digital, mas o aluno deve, assim que possível, entregar 3 vias físicas assinadas à caneta para a Coordenação de Estágios e Intercâmbios do curso.
  4. Com o TCS preenchido e assinado, enviar email para a secretaria do curso (), com o TCS e o formulário de intercâmbio em anexo, requisitando a matrícula nas seguintes disciplinas:
    1. Intercâmbio (Intercâmbio I – DAS5931 ou Intercâmbio II – DAS5932);
    2. Estágio no exterior – ZZD0047.
  5. Após ter sido matriculado nessas disciplinas, o aluno deve enviar um email para o DIP (), com cópia para a Coordenação de Estágios e Intercâmbios do curso (), requisitando a implementação do TCS com os seguintes documentos em anexo:
    1. Cópia da apólice de seguro que cubra, no mínimo, morte e invalidez.
    2. Cópia do atestado de matrícula comprovando estar matriculado em uma das disciplinas de intercâmbio (DAS5931 ou DAS5932) e na disciplina ZZD0047.
    3. TCS preenchido e assinado.

Após esse processo, o DIP entra em contato para confirmar a implementação do TCE ou pede alguma correção na documentação.

Somente após a implementação do TCE, o aluno fica regular perante a UFSC em relação ao seu estágio no exterior.