Ementas

1ª Fase

DAS 5411 – Introdução à Engenharia de Controle e Automação: 72 h-a / 4 créditos

Palestras sobre Engenharia de Controle e Automação. Funções do engenheiro no contexto tecnológico e social. Palestras sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação. Visita aos laboratórios. Equipamentos básicos. Conceitos básicos de Controle e Automação. Metodologias e ferramentas da engenharia.

EGR 5606 – Desenho Técnico para Automação: 72 h-a / 4 créditos

Introdução ao desenho técnico a mão livre, normas para o desenho. Técnicas fundamentais de traçado a mão livre. Sistemas de representação: 1º e 3º diedros. Projeção ortogonal de peças simples. Vistas omitidas. Cotagem e proporções. Perspectivas axonométricas, isométricas, bimétrica, trimétrica. Perspectiva cavaleira. Esboços cotados. introdução ao CAD, Cotagem, Noções de corte.

FSC 5101 – Física I: 72 h-a /4 créditos

Introdução aos conceitos fundamentais da cinemática, dinâmica e estática e leis de conservação da energia e do momento linear.

DAS 5334 – Introdução à Informática para Automação: 72 h-a/ 4 créditos

Princípios gerais da Informática: princípios gerais de concepção de um programa de computador; técnicas de modularização; linguagens de programação; características gerais; aplicação de uma linguagem de alto nível; aplicação da informática à automação industrial.

MTM 5161 – Cálculo A: 72 h-a / 4 créditos

Funções reais de variável real; funções elementares do cálculo; noções sobre limite e continuidade; a derivada; aplicações da derivada; integral definida e indefinida.

MTM 5512 – Geometria Analítica: 72 h-a / 4 créditos

Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Álgebra vetorial. Estudo da reta e do plano. Curvas planas. Superfícies.


2ª Fase

EEL 5105 – Circuitos e Técnicas Digitais: 90 h-a / 5 créditos

Álgebra de Boole; Sistemas de Numeração; Circuitos combinacionais; Técnicas de minimização e síntese de circuitos combinacionais. Circuitos seqüenciais síncronos. Circuitos seqüenciais assíncronos. Técnicas de minimização, análise e síntese de circuitos seqüenciais. Introdução à família de circuitos lógicos. Memória – fundamentos. Laboratório: 36 h. – Análise e projeto de sistemas digitais.

FSC 5122 – Física Experimental I: 54 h-a / 3 créditos

Complementação dos conteúdos de mecânica, acústica, termologia através de montagem e realização de experiências. As experiências serão em número de 12 (doze) versando sobre os tópicos acima.

FSC 5002 – Física II: 72 h-a / 4 créditos

Cinemática da Rotação. Dinâmica da Rotação I. Dinâmica da Rotação II. Oscilações. Estática dos Fluídos. Dinâmica dos Fluídos. Ondas em Meio Elástico. Ondas Sonoras. Temperatura. Calor e Primeira Lei. Teoria Cinética dos Gases. Entropia e Segunda Lei.

DAS 5102 – Fundamentos da Estrutura da Informação: 72 h-a /4 créditos

Estrutura da informação. Vetores; Listas (alocação seqüencial, alocação encadeada); Árvores. Tabelas. Grafos: representações, distâncias, caminho mínimo; Tipos abstratos de dados, programação orientada a objetos.

MTM 5162 – Cálculo B: 72 h-a / 4 créditos

Métodos de integração; aplicações da integral definida; integrais impróprias; funções de várias variáveis; derivadas parciais; aplicações das derivadas parciais; integração múltipla.

MTM 5245 – Álgebra Linear: 72 h-a / 4 créditos

Espaço vetorial. Transformações lineares. Mudança de base. Produto interno. Transformações ortogonais. Autovalores e autovetores de um operador. Diagonalização. Aplicação da Álgebra linear às ciências.


3ª Fase

DAS 5332 – Arquitetura e Programação de Sistemas Microprocessados: 72 h-a / 4 créditos

Arquiteturas de microprocessadores. Programação de microprocessadores: tipos e formatos de instruções, modos de endereçamento, linguagens assembly ou C. Memória. Entrada/Saída. Dispositivos periféricos, interrupção, acesso direto a memória. Barramentos padrões. Ferramentas para análise, desenvolvimento e depuração. Projetos com microprocessadores. Laboratório: 36 h. – Programação, uso de ferramentas de análise, desenvolvimento e depuração. Projeto de aplicações com microprocessadores.

DAS 5307 – Sistemas de Automação Discreta: 72 h-a / 4 créditos

Introdução aos sistemas de produção automatizados: níveis hierárquicos da automação fabril, visão geral dos equipamentos programáveis utilizados em sistemas automatizados de produção; Sensores e atuadores discretos; Componentes eletromecânicos: chaves, solenóides, relés; Lógica de Relés; Controladores Lógicos Programáveis (CLP): arquitetura, programação em LD, exemplos de aplicação; Projeto de programas de CLP (GRAFCET); Outras linguagens de programação: SFC, FBD, ST, IL; Controle de entradas e saídas analógicas com CLP; Dispositivos de IHM; Sistemas SCADA; Comunicação entre PC e CLP; Redes de CLP; Padrão OPC; Sensores e atuadores inteligentes.

DAS 5110 – Introdução ao Controle de Processos: 72 h-a / 4 créditos

Introdução da Problemática de Controle de Processos: visão intuitiva, motivação prática e exemplos de aplicações. Conceitos básicos: modelos estáticos e dinâmicos, variáveis manipuladas e controladas, perturbações, ponto de operação, sinais de referência, realimentação e pré-alimentação. Revisão e introdução de noções básicas de Física e Cálculo aplicadas ao Controle de Processos, noções de linearidade e linearização, máximos e mínimos de funções. Ações de controle básicas: proporcional, integral e derivativa; ajuste de controladores com métodos empíricos; exemplos práticos e simulações numéricas. Outros conceitos e ferramentas: controle por camadas, escolha de referências e pontos de operação baseada em critérios de custo econômico ou de energia.

FSC 5113 – Física III: 72 h-a / 4 créditos

Carga Elétrica. Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial. Capacitores. Corrente Elétrica. F.E.M. e Circuitos. Campo Magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Propriedades Magnéticas da Matéria. Ótica Física: Interferência, Difração, Polarização. Física Quântica. Ondas e Partículas.

DAS 5103 – Cálculo Numérico para Controle e Automação: 72 h-a / 4 créditos

Introdução à matemática computacional, erros e aritmética de ponto flutuante. Solução de equações algébricas e transcendentais. Solução de sistemas de equações lineares, métodos diretos e iterativos. Solução de sistemas de equações não-lineares. Métodos dos mínimos quadrados e otimização quadrática. Integração numérica. Solução numérica de equações diferenciais e simulação numérica. Aplicações a problemas de controle e automação envolvendo implementações computacionais.

MTM 5163 – Cálculo C: 90 h-a / 5 créditos

Noções de cálculo vetorial; integrais curvilíneas e de superfície; teorema de Stokes; teorema da divergência de Gauss; equações diferenciais de 1ª ordem; equações diferenciais lineares de ordem n; noções sobre transformada de Laplace.


4ª Fase

EEL 5106 – Circuitos Elétricos e Eletrônicos para Automação: 108 h-a / 6 créditos

Conceitos Básicos (carga, corrente, tensão, potência e energia, elementos de circuito). Leis de Kirchhoff. Análise nodal e de malhas. Linearidade, superposição, transformação de fontes, teoremas de Thévenin e Norton, máxima transferência de potência. Capacitores e indutores. Circuitos de primeira e segunda ordem. Circuitos de corrente alternada. Resposta em frequência e filtros. Introdução à eletrônica: amplificadores operacionais; circuitos com diodos, transistores de junção bipolar e transistores de efeito de campo.Laboratório: 36 h.

INE 5108 – Estatística e Probabilidade para Ciências Exatas: 54 h-a / 3 créditos

Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidade. Principais distribuições de probabilidade discretas. Distribuição normal. Outras distribuições contínuas. Estatística descritiva. Estimação. Teste de hipóteses. Regressão e correlação.

DAS 5114 – Sinais e Sistemas Lineares: 108 h-a / 6 créditos

TEORIA – Introdução aos sinais e sistemas lineares contínuos e discretos no tempo; Representação matemática de sistemas lineares, Exemplos; Revisão de conceitos matemáticos, números complexos. Análise de sistemas em tempo contínuo e discretos lineares e invariantes no tempo (LIT): Resposta de entrada nula, resposta ao impulso, convolução (contínua e discreta) e resposta de estado nulo, resposta total; Sistemas interconectados, estabilidade interna e BIBO estabilidade, regimes transitório e permanente; Resposta à exponencial de duração infinita; Relações entre os casos contínuos e discreto no tempo; Análise de sistemas LIT usando a Transformada de Laplace e a Transformada Z: definições das Transformadas, propriedades, determinação das transformadas inversas; solução de equações diferenciais e de equações diferença, função de transferência, pólos e zeros; Estabilidade, influência de pólos e zeros na resposta temporal; Álgebra de blocos, aplicação em realimentação e controle; Resposta em frequência, diagrama Polar e análise via diagramas de Bode, propriedade de filtragem de sistemas LIT ; Série e Transformada de Fourier, conceitos básicos sobre decomposição espectral de sinais; Amostragem e Filtragem digital de sinais contínuos no tempo, relação entre a transformada Z e de Laplace; natureza periódica da resposta em frequência de sistemas discretos, aliasing e taxa de amostragem; Controle digital de sistemas contínuos no tempo, emulação de controladores e princípios de projeto no domínio Z. LABORATÓRIO – Experiências e simulações de conteúdo complementar à teoria, aplicação dos conceitos na análise e projeto simplificado de sistemas de controle e de filtros.

DAS 5308 – Programação de Sistemas Automatizados: 72 h-a / 4 créditos

Computadores tipo PC, IC, tablet e sistemas embarcados na Automação: arquitetura, principais componentes e exemplos de aplicação. Plataformas embarcadas microprocessadas voltadas ao projeto de controladores. Arquiteturas de software voltadas ao projeto de controladores tempo real. Interface entre plataformas embarcadas e sensores e atuadores. Programação de comunicação entre sistema embarcado e IHM. Programação orientada a objetos voltada ao desenvolvimento de sistemas de supervisão e IHM. Boas práticas de programação. Laboratório: 36 h.

EMC 5425 – Fenômenos de Transporte: 72 h-a / 4 créditos

Cálculo de pressões na hidrostática. Cálculo de força sobre superfícies submersas. Medição de viscosidade e pressão no laboratório. Medição de velocidade no laboratório. Cálculo de perdas de carga. Dimensionamento de canalização. Medição de temperatura em termômetros e termopares. Fluxo de calor através de geometrias simples condução. Dimensionamento de isolamentos. Troca de calor por convecção usando as correlações teóricas e experimentais existentes. Fluxo de calor entre superfícies negras. Cálculos simples de transferência de massa.

ECZ 5102 – Conservação dos Recursos Naturais: 36 h-a / 2 créditos

Estrutura, funcionamento e dinâmica de ecossistemas. Efeito da ação antrópica sobre os ecossistemas. Legislação e Conservação dos recursos naturais.


5ª Fase

DAS 5109 – Modelagem e Simulação de Processos: 72 h-a / 4 créditos

Processos industriais: modelagem fenomenológica, representação por diagramas de blocos e diagramas de instrumentação. Balanço de massa e energia dos processos de reação química. Processos contínuos e de batelada. Modelagem com parâmetros concentrados e distribuídos. Colunas de destilação. Simulação de processos; uso de simuladores acadêmicos e industriais. Prática: Experimentos em laboratório com plantas piloto e processos simulados em softwares industriais para estudo do comportamento de processos de vários tipos (térmicos, hidráulicos, de fermentação e destilação, etc.).

ECV 5215 – Mecânica dos Sólidos I: 90 h-a / 5 créditos

Solicitações internas: vinculação, reações, esforços solicitantes, diagramas. Tensão e deformação em carregamentos axiais. Cisalhamento puro: tensão em ligações, distorção. Torção. Flexão simples: propriedades geométricas de seções transversais de vigas, estudo das tensões. Cisalhamento em vigas longas. Solicitações compostas.

EEL 5192 – Máquinas e Acionamentos Elétricos para Automação: 72 h-a / 4 créditos

CIRCUITOS TRIFÁSICOS: Conceitos básicos , Potências em circuitos trifásicos, Conexão ΔY; PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DE CONVERSORES ESTÁTICOS: Conversores CC básicos, unidirecionais e bidirecionais. Retificadores monofásicos e trifásicos (diodo) e controlados (tiristor), Inversores monofásicos e trifásicos; PRINCÍPIOS DE MÁQUINAS ELÉTRICAS: Geradores, Motores, Características estáticas; O MOTOR CC E SEUS ACIONAMENTOS: Aspectos construtivos, Princípios de operação, Equações de velocidade e torque, Parâmetros; O MOTOR DE INDUÇÃO E SEUS ACIONAMENTOS: Aspectos construtivos, Acionamento direto, Chave ΔY, Soft Starter, Controle V/F, Inversores de freqüência; O MOTOR SÍNCRONO E SEUS ACIONAMENTOS: Aspectos construtivos, Princípios de operação; MOTORES ESPECIAIS: Motor-de-passo, Servo-dc.

DAS 5312 – Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas: 54 h-a / 3 créditos

Requisitos de qualidade de Sistemas e de Software. Metodologias de desenvolvimento de Sistemas e Software Orientadas a Objetos. Criação de Modelos. Ferramentas para análise, projeto e testes. Ambientes de desenvolvimento. Aplicação das metodologias, ferramentas e ambientes a problemas de Automação. Estudo de caso.

EMC 5235 – Metrologia Industrial: 72 h-a / 4 créditos

Processo de medição. Vocabulário típico da área de metrologia; características metrológicas. Sistema internacional de unidades. Procedimentos padronizados para avaliação de incertezas de medição. Confiabilidade metrológica; rastreabilidade; calibração. Definição de limites de conformidade em medições. Princípio de funcionamento e especificação dos principais transdutores empregados para automação da medição de temperatura (termopares, termistores, termoresistores), deformação (extensômetros de resistência em circuitos de ponte), força (células de carga extensométricas e piezelétricas), pressão (manômetros com saída em grandezas elétricas), rotação (encoders digitais, tacogeradores, relutância variável), vazão (deprimogênios, deslocamento positivo, turbinas, eletromagnéticos, ultrassônicos, vórtices, Coriolis, térmicos), nível (flutuadores, ultrassônicos, radar, capacitivos, baseados em força ou pressão) e deslocamento (resistivos, capacitivos, indutivos, óticos). Principais transdutores com saída discreta aplicados em automação de processos: detectores de presença, termostatos, pressostatos, chaves de nível. Tecnologias emergentes para automação do processo de medição.

DAS 5202 – Modelagem e Controle de Sistemas a Eventos Discretos: 90 h-a / 5 créditos

Sistemas a Eventos Discretos(SEDs): conceituação, classificação, propriedades, exemplos; Redes de Petri e Verificação: definições, propriedades, análise, implementação, modelagem; verificação de propriedades; Autômatos e controle supervisório: Autômatos de Estados Finitos: conceituação básica, operações, controle supervisório de SEDs baseado em autômatos; Experiências práticas de uso dos formalismos na resolução de problemas de modelagem, análise e síntese de controladores para SEDs.


6ª Fase

DAS 5120 – Sistemas de Controle: 108 h-a / 6 créditos

Revisão de sinais e sistemas. Estruturas de Controle. Controle realimentado. Estabilidade e resposta no tempo de sistemas realimentados. O método de lugar de raízes (LR) como ferramenta de análise; Interpretação frequencial. Diagramas de Bode e polares e estudo de estabilidade. Projeto de controladores por realimentação com o método LR (contínuo e discreto). O controle com dois graus de liberdade. Diagramas polo-zero e sua relação com a resposta no tempo. Rejeição de perturbações em sistemas de controle. Controle por realimentação e pré-alimentação. Controle cascata. Controle por relação. Outras estruturas e configurações de controle de processos. Controle de tanques pulmão, controle de faixa dividida, Preditor de Smith e Preditor de Smith filtrado. PID industriais: configuração; estruturas; métodos de sintonia; aspectos práticos e operacionais.Implementação de controladores digitais. Código de controle. Introdução ao controle robusto. Laboratório com simulação e experimentos que usam a implementação de controladores em microcontroladores, placas AD/DA e PC e com o uso de PID industriais

EEL 5354 – Eletrotécnica para Automação: 72 h-a / 4 créditos

PRINCÍPIOS DE SISTEMAS ELÉTRICOS: Princípios de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, Noções de tarifação, Princípio da compensação de energia reativa, Transformadores de potência; INSTALAÇÕES DE BAIXA TENSÃO: Princípios da proteção contra choques elétricos, Aterramentos, Projeto de instalações elétricas, Equipamentos elétricos para instalação em baixa tensão, Dispositivos de proteção, Diagrama Unifilar; SELEÇÃO E INSTALAÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS: Dimensionamento de potência, Caixa redutora, Aspectos práticos de partida de motores, Dispositivos de manobra (contatores e relés), Projeto de circuitos alimentadores, Proteção.

CNM 5111 – Aspectos Econômicos e Sociais da Automação: 36 h-a / 2 créditos

Novas Tecnologias e a nova Divisão Internacional do Trabalho. Automação Industrial e a reestruturação industrial. O quadro tecnológico brasileiro e as novas exigências tecnológicas. As experiências com a produção da Informática no Brasil. Automação e processo de trabalho: as questões da qualificação do emprego. As questões energéticas e ambientais dentro do processo de desenvolvimento econômico.

DAS 5314 – Redes de Computadores para Automação Industrial: 72 h-a / 4 créditos

Redes de Computadores: Aspectos arquiteturais; O modelo de referência para interconexão de sistemas abertos (RM-OSI); Estudo de camadas com exemplos de protocolos; Interconexão de redes: repeaters, bridges, routers, gateways; Concentradores: hubs, switches; Redes locais industriais: redes e os níveis hierárquicos de integração; Requisitos das redes industriais; Padrões em redes industriais: IEEE 802, MAP/TOP; Fieldbus (FIP, PROFIBUS, Foundation Fieldbus); Visão geral de produtos.

EMC 5467 – Acionamenos Hidráulicos e Pneumáticos para Automação: 54 h-a / 3 créditos

Acionamento Hidráulico: Princípios de funcionamento e características principais dos sistemas hidráulicos; Circuitos hidráulicos fundamentais: Servoválvulas; Dinâmica dos sistemas hidráulicos; Noções de especificação. Acionamento Pneumático: Princípios de funcionamento e características principais dos sistemas pneumáticos; Circuitos pneumáticos; Dinâmica dos sistemas pneumáticos; Noções de especificação. Laboratório (equivalente a 18 h.): Experiências sobre circuitos hidráulicos e pneumáticos.

DAS 5151 – Instrumentação em Controle: 72 h-a / 4 créditos

Medição: definições básicas envolvidas em sistemas de medição; características estáticas e dinâmicas de sistemas de medição; especificação e análise de sistemas de medição para aplicação em sistemas de controle. Condicionamento de sinais de medição: medição de resistência elétrica a dois, três e quatro fios; ponte de Wheatstone; divisores resistivos e shunts; amplificação; isolação; ajuste de impedâncias de entrada e saída; ruídos e interferências. Aquisição de dados: principais tipos de sistemas de aquisição de dados para instrumentação; sample-and-hold; conversores A/D e D/A. Atuação: revisão das principais estratégias empregadas para acionamento de cargas (transistor como chave, acionamento por PWM, ponte H, amplificadores proporcionais de potência). Controladores digitais: aspectos de implementação, quantização.


7ª Fase

EMC 5258 – Introdução à Automação da Manufatura: 108 h-a / 6 créditos

Introdução à Manufatura. Automação de Sistemas de Manufatura: Definição, Níveis e Necessidade da Automação. Monitoramento de Segurança, Diagnósticos de Manutenção, Detecção de Erro e Recuperação. Layouts: Funcional, Por Produto, Posicional, Contínuo, Celular. Manufatura Celular: Definição, Tecnologia de Grupo, Formação de Células. Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS). Sistemas Automatizados de Montagem. Sistemas Automatizados de Armazenamento. Veículos Guiados Automaticamente (AGVs). Princípios Básicos de Materiais. Tratamentos Térmicos. Ensaios Mecânicos. Processos de Fabricação: Fundição, Conformação Mecânica, Usinagem, Soldagem. CAD/CAE (produtos): Modelagem Geométrica, Análise de Propriedades de Massa, Verificação de Interferência, Análise de Tolerâncias. Projeto para a Montagem Automatizada. CAPP/CAM (processos): Seleção de Processos de Fabricação, Seleção de Máquinas, Ferramentas e Dispositivos de Fixação, Simulação de Trajetórias.

DAS 5310 – Avaliação de Desempenho de Sistemas de Automação Discreta: 36 h-a / 2 créditos

Métodos de medição e avaliação de desempenho, indicadores de desempenho, modelagem de processos, avaliação de desempenho por simulação.

EMC 5251 – Introdução à Robótica Industrial: 72 h-a / 4 créditos

Componentes dos robôs; Analise de propriedades cinemáticas; Cinemática de robôs; Introdução à estática de robôs; Introdução à dinâmica dos robôs; Geração de trajetórias para robôs; Controle de robôs; Sensores; Programação de robôs; Aplicações de robôs.

DAS 5142 – Sistemas Dinâmicos: 72 h-a / 4 créditos

Sistemas dinâmicos lineares e não lineares. Exemplos em controle de processos, mecatrônica, sistemas biológicos, sistemas de energia. etc. Problemas não lineares na engenharia de controle. Representação matemática por variáveis de estado. Espaço de estados (plano de fase). Análise qualitativa de sistemas dinâmicos (equilíbrios, ciclos limites e comportamento aperiódico). Teorema da linearização de Hartman-Grobman.Estabilidade Estrutural. Bifurcações em sistemas dinâmicos. Diagrama de bifurcações. Não linearidades estáticas em sistemas de controle (saturação, zona morta, histerese, folga, atrito, etc.) Estudo de casos de sistemas de controle com saturação, válvulas de controle industriais não lineares (características estáticas de igual porcentagem e de abertura rápida) e atrito.Métodos de analise no domínio frequêncial para detecção de ciclos limites: método do balanço harmônico (função descritiva) e extensão do critério de Nyquist. Sistemas realimentados com restrições na ação de controle: saturação e métodos de Anti-windup. Análise de estabilidade de sistemas dinâmicos pelo método de Lyapunov. Principais técnicas de projeto de controladores para sistemas dinâmicos: (i) compensação de não linearidades estáticas (folga, quantização, zona morta, atrito); (ii) linearização por realimentação de estado e de saída; (iii) projeto baseado em funções de Lyapunov.

DAS 5104 – Projeto Integrador: 108 h-a / 6 créditos

Teoria sobre desenvolvimento e gestão de projetos; Revisão sobre metodologias de desenvolvimento de projetos; Projeto de um sistema automatizado: a cada semestre, será proposto um único problema a ser tratado por todos os grupos de trabalho.

DAS 5401 – Aspectos de Segurança em Sistemas de Controle e Automação: 36 h-a / 2 créditos

Confiabilidade: noções matemáticas. A segurança de funcionamento em sistemas complexos: na fase de concepção, na fase de execução. Tolerância a falhas. Validação e verificação de hardware e de software: técnicas e métodos. Técnicas de Diagnóstico, Detecção e Sinalização de falhas. Técnicas de Recobrimento. Redundâncias. Alarmes. Proteção. Sistemas de Supervisão. Normas de Segurança. Prevenção e Primeiros Socorros. Legislação.


8ª Fase

EPS 5211 – Programação Econômica e Financeira: 54 h-a / 3 créditos

Sistema econômico: juros simples e compostos, taxa nominal e efetiva; Método do Valor Atual; Balanço e princípios contábeis básico; Plano de Contas; Patrimônio Líquido; Demonstração de Lucros e Perdas; Sistema Tributário; Estoques: classificação ABC; introdução a Administração Financeira.

 – Optativas do Curso 12 –

DAS 5501 – Estágio em Controle e Automação Industrial: 240 h-a.


9ª Fase

 – Optativas do Curso 12 –

 – Optativa Geral: 72 h-a / 4 créditos


10ª Fase

DAS 5511 – Projeto de Fim de Curso: 450 h-a / 25 créditos


Atividades Complementares

DAS 5100 – Atividades Complementares: 72 h-a / 4 créditos

Ao longo do curso os alunos deverão cumprir 72 h-a (4 créditos de atividades complementares).


Optativas do Curso

Os disciplinas optativas do curso são aquelas recomendadas pelo Colegiado do Curso. Os alunos deverão cursar pelo menos 24 créditos destas disciplinas.

EMC 5219 – Tecnologias de Comando Numérico: 54 h-a.

Conceituação de um Sistema de Comando Numérico; Princípios de funcionamento; sistemas de acionamento; controle de posição, armazenamento das informações, etc; Equipamentos que utilizam sistemas de Comando Numérico: Diversos tipos de aplicações; Características peculiares dos componentes mecânicos e eletrônicos; Manutenção; Noções de interligação entre diversos equipamentos e com sistemas de informação; Noções de programação.

EMC 5301 – Introdução ao Projeto e Manufatura Assistido por Computador: 72 h-a.

Conceitos fundamentais de CAE/CAD/CAM. Hardware e softwares CAD/CAM comerciais. Hardware e Software para sistemas CAD/CAM. Modelagem geométrica; representação matemática e tipos de superfícies. Troca de dados em sistemas CAD/CAM Comunicação e redes em atividades de CAD/CAM Seleção e gerenciamento de sistemas CAD/CAM.

DAS 5315 – Sistemas Distribuídos para Controle e Automação: 54 h-a.

Sistemas Distribuídos: Modelo Cliente/Servidor; RPC e RMI; Comunicação de Grupo; Servidor de Nomes (DNS, X.500, LDAP); Suportes de Middleware; Estudo de caso: CORBA; Serviço de Arquivos Distribuídos (NFS, Andrews File System); Sincronização em Sistemas Distribuídos (Tempo e Estado Global). Projeto de aplicação distribuída.

DAS 5316 – Integração de Sistemas Corporativos: 72 h-a.
A automação da manufatura. Filosofia da Produção Integrada pelo Computador (CIM). Sistemas CIM & ERP. A metodologia IDEF0. Sistemas flexíveis de manufatura: conceitos. Comércio Eletrônico. Logística integrada. Organizações virtuais. Internet, Intranet, Extranet. Sistemas de Informação e de Armazenamento: Banco de dados, Web-Servers. Integração de sistemas e de processos. Modelos de Referência. Interoperação de sistemas: CORBA & DCOM. Interoperação de dados: XML & XMI. Sistemas de auxílio ao trabalho em grupo (Groupware e Workgroup). CRM & E-Procurement. Gestão do Conhecimento. Data Warehouse. Data-Mining. Sistemas de suporte à decisão. Aplicações distribuídas, móveis e wireless. ASP’s, plug-in’s e Componentes. Qualidade de software.

DAS 5341 – Inteligência Artificial Aplicada a Controle e Automação: 72 h-a.

Histórico. IA simbólica: representação do conhecimento, sistemas especialistas. Lógica nebulosa: conjuntos nebulosos, variáveis lingüísticas. Redes Neuronais: modelos de neurônios, arquiteturas, algoritmos de treinamento. Computação evolutiva: programação genética, algoritmos genéticos. Estudo de casos e aplicações ao controle e automação. Redes Bayesianas: construção de modelos, propagação de inferência e aplicações. Aprendizagem por reforço: problema geral de aprendizagem por reforço, algoritmos de programação dinâmica, métodos Monte Carlo, algoritmos de diferença temporal e aproximação de funções. Laboratório: 18 h.

DAS 5306 – Programação Concorrente e Sistemas de Tempo Real: 72 h-a.
Programação concorrente: motivação, mecanismos de comunicação e de sincronização. Sistemas operacionais: características e uso, gerência do processador, da memória e de outros recursos, estudos de caso. Sistemas com requisitos de tempo real. Políticas de escalonamento de tempo real. Linguagens com características de programação em tempo-real. Projeto de executivo tempo-real. Laboratório: 18 h

EMC 5245 – Processos de Fabricação Metal-Mecânica: 72 h-a.
Conceito amplo de um processo de fabricação no setor metal mecânico. Processo de fabricação com e sem remoção de material; Processos de Usinagem, conformação mecânica, fundição, soldagem. Noções de processos especiais de fabricação: eletro-erosão; eletro-química; ultra-som; feixe eletrônico; raio laser e outros. Descrição dos diversos equipamentos utilizados; Soluções adotadas para automatizar o processo; Noções de interligação com outros setores (projeto, planejamento e montagem, etc.)

DAS 5131 – Controle Multivariável: 72 h-a.

Apresentação por variáveis de estado de sistemas contínuos e amostrados. Metodologia de análise e projeto de sistemas de controle multivariável. Controlabilidade e Observabilidade. Decomposição canônica de sistemas lineares; Formas canônicas. Relação entre a representação por variáveis de estado e a Matriz Função de Transferência; Pólos e Zeros Multivariáveis. Controle com o estado mensurável; Realimentação de estados. Propriedades: caso monovariável, extensão de resultados. Conceito de estimador de estado; Observadores; Controle usando realimentação do estado estimado. Teorema da separação; Introdução ao conceito de compensação dinâmica. Laboratório: (18 h.) – Utilização de ferramentas de análise e projeto de sistema multivariáveis (PACSC). Aplicação a processos físicos tipicamente multivariáveis (coluna de destilação, motores a.c., etc).

EMC 5246 – Administração de Operações de Manufatura: 54 h-a.

Visão de engenharia da Gerência Operacional da Produção com ênfase na manufatura. Aspectos de Engenharia de Manufatura. Administração Operacional da Produção. Papel Estratégico e Objetivo da Produção. Apresentação do Jogo da Produção. Projeto da Rede de Operações Produtivas. Arranjo Físico e Fluxo. Tecnologia de Processo. Planejamento e Controle.

EMC 5227 – Automação de Processos de Soldagem: 54 h-a.

Fundamentos dos processos de soldagem e suas variantes modernas, com ênfase em processos a arco elétrico: revisão dos processos de soldagem clássicos; inovações construtivas e eletrônicas e eletromecânicas dos processos; aplicações dos processos modernos e suas limitações; processos híbridos. Sistemas de mecanização / automação da soldagem e monitoração: fontes de soldagem e acessórios para alimentação de material, panorama geral sobre sistemas de automação da soldagem, programação e funcionalidades especiais de manipuladores para soldagem, integração/ sincronização fonte de energia e manipuladores, aplicações e limitações de diferentes manipuladores e robôs para soldagem, sistemas sensoreados para soldagem adaptativa. Técnicas de monitoração / inspeção da solda, do sistema de soldagem e do movimento: ultrassom, radiografia, e vídeo-termografia, sensor tátil e filmagem de alta velocidade.

EMC 5255 – Sistemas Integrados de Manufatura: 90 h-a.

A visão integrada da automação industrial. Os diferentes sub-sistemas do CIM: comunicação, gestão hierarquizada, interfaces e sub-sistema físico. O sub-sistema físico: caracterização de componentes; equipamentos de transporte e manuseio. O Sistema Transporte como elementos de integração. Células e Sistemas Flexíveis de Manufatura: sua situação no CIM, diferentes configurações (lay-out, sistemas de transporte, filosofia de operação). Controle de FMS’s: o nível de supervisão/monitoração (métodos e ferramentas). A Automatização Integrada dos Sistemas de Manufatura: métodos e ferramentas.

INE 5225 – Fundamentos de Sistemas de Bancos de Dados: 54 h-a.
Introdução: conceitos básicos, arquitetura dos bancos de dados, requisitos funcionais. Estruturas de armazenamento. Modelos de dados: abordagens convencionais (relacional, hierárquico). Modelagem de dados: entidade-relacionamento, mapeamentos, normalização. Linguagens padronizadas para a consulta a banco de dados (SQL). Abordagens não convencionais: orientação a objetos, tempo real.

DAS 5901 – Tópicos Especiais em Controle: Introdução à Identificação e ao Controle Adaptativo de Sistemas Dinâmicos: 54 h-a.

Introdução: modelos de processos contínuo e discreto, modelos com perturbação, equação à diferença linear geral, métodos clássicos de identificação nos domínios do tempo e da frequência. Métodos de identificação “off-line” e “on-line”: mínimos quadrados, mínimos quadrados generalizado, variável instrumental, aproximação estocástica. Determinação de modelos contínuos a partir de dados amostrados. Processos variantes no tempo: fator de esquecimento variável, reinicialização da matriz de covariância, métodos de detecção de ruptura de modelos, fatorização UD, validação de modelos. Controladores adaptativos: alocação de pólos, PID, DeadBeat, Dahlin, auto-ajustável de variância mínima, auto-ajustável de variância mínima generalizada: indireto e direto, PID auto-ajustável com estrutura GMV, preditivos: MAC, DMC, GPC.

DAS 5921 – Tópicos Especiais em Informática Industrial: 54 h-a.

Ementa definida de acordo com o professor que oferece a disciplina sobre temas avançados de informática industrial.

DAS 5945 – Tópicos Especiais em Controle: Técnicas de Controle Aplicadas à Indústria de Petróleo e Gás 3

DAS 5947 – Tópicos Especiais em Controle: Introdução ao Controle para a Indústria do Petróleo e Gás 3

DAS 5948 – T.E. Seminários p/a Indústria do Petróleo e Gás 3

DAS 5944 – Tópicos Especiais em Controle: Instrumentação Aplicada à Indústria de Petróleo e Gás 3

DAS 5946 – T.E.: Introdução à Engenharia do Petróleo e Gás 3


Optativas Gerais

Além das optativas recomendadas pelo colegiado, os alunos devem cursar pelo menos 4 créditos em optativas gerais, que podem ser quaisquer disciplinas da UFSC. Como sugestão, podemos citar:

CAD 5106 – Teoria Geral da Administração: 72 h-a.

Correntes do Pensamento Administrativo: Escola Clássica. Relações Humanas. Comportamentalista. Estruturalista, Sistêmica e Contingencial. Novas tendências.

CAD 5138 – Administração de Recursos Humanos: 72 h-a.

Origem, desenvolvimento e perspectivas da Administração de Recursos Humanos: sua conceituação, funções e organização, formulação de política de pessoal. Motivação. Administração de cargos e salários. Plano de benefícios sociais.

CAD 5229 – Administração Frente a Novos Cenários Mundiais: 36 h-a.

A formação de blocos econômicos. As tendências tecnológicas e ambientais. Análise de oportunidades. Parcerias comerciais. Novos cenários. O papel do Empreendedor.

CAD 5231 – Administração de Projetos: 36 h-a.

A organização do Projeto. O gerente de Projetos. Estratégicas para administrar Projetos. Tipos e etapas do Projeto: o mercado, a engenharia, o tamanho, a localização, os custos e receitas, o investimento, o financiamento.

CAD 5235 Empreendimentos e Modelos de Negociação: 72 h-a.

Empreendedor. Oportunidades. Conceitos básicos de negociação. Etapas do processo de negociação. Táticas. Análise de resultados de empreendimentos e das negociações.

CNM 5106 – Introdução à Economia: 72 h-a.

Ciência Econômica: Objeto que caracteriza as teorias econômicas. A escola clássica: objeto e método. A escola marxista: objeto e método. A escola neoclássica: objeto e método; equilíbrio parcial e geral. Valor de preço nas teorias econômicas. Análise Keynesiana: princípio da demanda efetiva. O excedente econômico e a repartição da renda. O capitalismo hoje. A questão do socialismo. Questões de economia brasileira. Tópicos especiais de economia.

DAS 5911 – Tópicos Especiais em Controle: 54 h-a.

Ementa definida de acordo com o professor que oferece a disciplina sobre temas avançados de controle de processos.

DAS 5931 – Programa de Intercambio I

Disciplina que possibilita aos alunos a participação em programas de intercâmbio no exterior.

DAS 5932 Programa de Intercambio II

Disciplina que possibilita aos alunos a participação em programas de intercâmbio no exterior.

DAS 5941 – Tópicos Especiais em Automação da Manufatura: 72 h-a.

Produção Integrada pelo Computador (CIM) com ênfase nas tecnologias de informação utilizadas nas empresas. Conceitos de flexibilidade, agilidade e inteligência dos sistemas de manufatura. Sistemas Flexíveis de Manufatura. Modelagem da informação, dos processos e da empresa. Integração e interoperação da informação ao nível de chão-de-fábrica, de aplicação (sistemas legados) e de empresa. Conceitos de manufatura, sistema e empresa distribuída e virtual. Análise de tecnologias como banco de dados convencionais, distribuídos e federados, sistemas multiagente, Intra/Extranet, Workflow, sistemas de suporte à decisão e sistemas especialistas.

EEL 5156 – Projeto de Instalações Elétricas Industriais: 72 h-a.

Introdução. Instalação proteção de motores elétricos industriais em AT e BT. Quadros e subestações industriais. Correção do fator de potência. Geração própria. Controle da demanda e faturamento. Cargas especiais (fornos, Eletrotecnia, Solda elétrica, Raio X, Tração elétrica, etc.). Projeto elétrico industrial. Instalações em corrente contínua. Projeto iluminação externa.

EEL 5167 – Princípios de Sistemas de Comunicação: 72 h-a.

Noções sobre densidade espectral de potência. Ruído e sua representação. Modulação em amplitude: DSB/SC, SSB, Multiplexação em freqüência, Modulação angular: PM e FM, FM faixa estreita e faixa larga. Modulação por pulsos: PAM, PWM e PPM. Modulação PCM e DPCM. Modulação de sinais digitais: ASK, FSK e PSK.

EEL 5256 – Dinâmica de Máquinas Elétricas: 72 h-a.

Equações de tensão e torque de máquina elétrica básica. Dinâmica das máquinas de corrente contínua. Teoria dos eixos de referência. Dinâmica das máquinas de indução. Dinâmica das máquinas síncronas.

EEL 5258 – Controle e Estabilidade de Sistemas de Potência: 54 h-a.

Estabilidade. Definição. Estabilidade transitória e dinâmica. Modelos da máquina síncrona. Estudo de estabilidade em sistemas multimáquinas. Uso de reguladores. Controle de velocidade e excitação. Controle de carga-freqüência.

EMC 5247 – Dispositivos de Manipulação: Robótica: 54 h-a.

Automação e robótica; histórico da robótica. Conceitos gerais. Classificação de robôs. Componentes e estrutura de um robô. O sistema robótico: aplicações em una célula de trabalho; funções; especificações. Modelagem de robôs; introdução à cinemática e a dinâmica dos manipuladores; o problema cinemático inverso. Cálculo de trajetórias. Sistemas de controle e sensores; controle de posição e de velocidade. Teoria da programação de robôs. Exemplos.

EMC 5260 – Tópicos Especiais em Automação Industrial: 54 h-a.

EMC 5279 – Projeto de Sistemas de Qualidade: 54 h-a.

Conceituação. Métodos e técnicas estatísticas básicas. Controle do produto acabado. Técnicas de controle de processos. Métodos Taguchi e QFD. Norma ISSO série 9000 e qualidade total. Sistemas integrados de qualidade.

EMC 5321 Sistemas CAE/CAD/CAM em Engenharia: 54 h-a.

Desenvolvimento e configuração dos sistemas CAD/CAM. Periféricos. Sistemas gráficos. Modelagem sólido. Curvas genéricas. Definição de superfície. Transformações de escala, translações, rotação, reflexão e perspectiva. Padrões gráficos. Simulação e validação. Seleção de sistemas. Uso do sistema.

EMC 5341 – Otimização: 54 h-a.

Programação linear Programação não linear Método de programação não linear sem restrições. Métodos de programação não linear com restrições.

EMC 5401 – Termodinâmica: 72 h-a.

Conceitos fundamentais. Entropia. Leis da termodinâmica. Gases ideais e reais. Misturas. Ciclos teóricos.

EMC 5608 – Instrumentação Opto-eletrônica: 54 h-a.

Conceitos complementares de óptica geométrica e ondulatória. Componentes ópticos. Aproximação paraxial. Aberrações ópticas. Interferômetros. Laser. Sensores optoeletrônicos: fotodiodos e CCD. Unidades de tratamento de sinais específicas para sensores optoeletrônicos. Noções de processamento de imagem. Sistemas de medição optoeletrônicos.

EPS 5209 – Economia e Organização Industrial: 54 h-a.

Introdução Conceitos Fundamentais da Economia. Teoria de Produção e Custos. Teoria da Firma. Produto, Renda e Despesas Nacionais. Equilíbrio Econômico Global. Nível de Emprego. Renda e Consumo. Organização Industrial. Descentralização.

EPS 5227 – Planejamento Industrial: 54 h-a.

Noções de Planejamento Empresarial. Etapas de um Empreendimento Industrial. Metodologia para Elaboração dos Anteprojetos. Estudos de Mercado. Estudos de localização. Análise de tecnologias e Fatores de Produção. Caracterização do processo produtivo. Estudo do Tamanho. Determinação do Investimento. Projeção de Receitas e Custos. Análise do Retorno do Investimento.

EPS 5229 – Organização Industrial: 54 h-a.

Introdução. Conceito e Funções da Administração: evolução do pensamento administrativo. Organização e método. Planejamento e Controle da Organização. Princípios de Organização ou Reorganização. Elaboração de Projetos para Pequenos e Médios Empreendimentos. Manuais de Serviço. Administração do pessoal. Motivação e Liderança.

EPS 5241 – Planejamento Estratégico: 54 h-a.

Planejamento Estratégico e Objetivos. Sistemas de Planejamento Estratégico. Sistemas de Planos. O Processo de Planejamento Estratégico. O Subsistema de Decisão para Planejamento. Subsistema de informação e Organizacional para Planejamento. Subsistema de Gerência para Planejamento.

EPS 5245 Sistemas de Movimentação e Armazenagem: 54 h-a.

Introdução. Princípios básicos. Acondicionamento. Embalagem. Unitização. Equipamentos. Análise de Problemas. Dimensionamento de Espaços. Custos de Movimentação. Implantação de um Projeto.

EPS 5250 – Técnicas Modernas de Produção: 36 h-a.

A macro-estratégica para melhoria da produção: política, sistemas, subsistemas e posturas. Integração d e técnicas para a qualidade e produtividade. Controle Total da Qualidade. Perda Zero. Gestão Participativa (Polivalência e Círculos de Qualidade), Automação, Just-In-Time/Kanban (e alternativos). Comprovação entre sistemas de produção (ocidentais e o exemplo japonês).

EPS 5316 – Gestão da Inovação: 36 h-a.

Processo de Inovação. Estudos de casos, Análise Econômica da Inovação. Produção da Inovação, Inovação e Ciclos, Mudanças Técnicas, Análise Multicritério da Inovação, “Management” da Informação Tecnológica, Formulação de estratégias tecnológicas.

FIL 5103 – Filosofia da Ciência: 72 h-a.

Os critérios para aceitação de teorias científicas. A relação entre teoria e fato. Explicações científicas. O progresso das ciências e as revoluções científicas.

FIL 5108 – Ética: 36 h-a.

Ética geral: o fenômeno moral e a filosofia ética. Fundamento da eticidade e escolas que o interpretam. Lei natural e lei positiva. Direito e dever. Responsabilidade ética. Consciência ética. Ética especial: aspectos éticos referentes à vida, à procriação, à família, a ordem social, à propriedade. Declaração dos Direitos do Homem. Ética Profissional.

FIL 5139 – Filosofia da Técnica: 54 h-a.

A técnica a serviço da pessoa humana: confronto das realizações tecnológicas producentes com as contraproducentes: nível crítico de tolerância da tecnologia. A tecnologia cibernética: a organização social pela técnica: manipulação humana dentro de uma concepção sistêmica; viabilidade e riscos da cibernética social.

LLE 5105 – Inglês Instrumental I – B: 72 h-a.

Introdução ao desenvolvimento das estratégias de leitura e estudo de estruturas básicas da língua inglesa tendo como objetivo a compreensão de textos preferencialmente autênticos, gerais e específicos da área.

LLE 5106 – Inglês Instrumental II – B: 72 h-a.

Desenvolvimento da prática de leitura em língua inglesa através da aplicação de estratégias de leitura e do estudo de estruturas de nível mais complexo, tendo como objetivo a compreensão de textos preferencialmente autênticos, gerais e específicos da área.

PSI 5108 – Psicologia Aplicada à Administração: 54 h-a.

Psicologia organizacional – histórico, caracterização e áreas de atuação. Problemas humanos nas organizações – características da personalidade, integração indivíduo X organização, necessidades humanas e motivação para o trabalho. A organização como contexto social – processos de grupo, cultura organizacional e conflito nas organizações. Criatividade e processo decisório. Diagnóstico e desenvolvimento. O poder nas organizações. Administração de conflitos. A alienação no trabalho.

PSI 5112 – Relações Humanas: 36 h-a.

A personalidade humana. Os grupos e sua dinâmica, a comunicação e seus problemas.

 – LIBRAS: Linguagem Brasileira de Sinais

 ANT 7003 – Relações Interétnicas: 72 h-a.